Dólar atinge menor valor em 4 meses: R$ 5,68

O resultado do índice do Banco Central considerado a prévia do PIB veio acima do que os economistas esperavam. Em janeiro, o IBC-Br cresceu 0,9% na comparação com dezembro.
A cotação do dólar fechou esta segunda-feira (17) no menor valor em quatro meses.
Foi uma reação do mercado financeiro a várias notícias. O resultado do índice do Banco Central considerado a prévia do PIB veio acima do que os economistas esperavam. Em janeiro, o IBC-Br cresceu 0,9% na comparação com dezembro. Analistas esperavam um resultado mais baixo por causa de números fracos da indústria, do varejo e dos serviços. O IBC-Br leva em conta também os dados da agropecuária e é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país em um determinado período.
Outra boa notícia veio do maior parceiro comercial do Brasil. O governo chinês anunciou que o consumo, o investimento e a produção industrial ficaram acima do esperado por lá. A China também anunciou medidas para estimular o consumo, em uma estratégia para compensar as tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump.
Tudo isso aconteceu em uma semana que começa com a expectativa para as reuniões que vão definir as taxas básicas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Juros maiores no Brasil podem atrair mais dólares para cá.
Nesta segunda-feira (17), o dólar comercial caiu quase 1% e fechou a R$ 5,68. Esse é o menor valor da moeda americana desde novembro de 2024. No ano, o dólar acumula queda de quase 8%.
No mercado de ações, o Ibovespa subiu 1,46%. A alta do preço internacional do petróleo impulsionou as ações da Petrobras.
COMENTÁRIOS